Antes de entrar em contato conosco, verifique se sua dúvida pode ser respondida nos temas abrangidos nessa página.

DSC02732

1 - O que é o LitoLab IGc-USP?

O LitoLab é o Laboratório de Preservação de Acervo Litológico do Museu de Geociências da Universidade de São Paulo. Além de funcionar como espaço de arquivo e salvaguarda das coleções científicas do Instituto de Geociências USP, também documenta, torna acessível, valora e divulga o acervo litológico científico produzido pelos pesquisadores do Instituto.

2 - O que tem no LitoLab?

O LitoLab contém coleções científicas fruto das pesquisas do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. As coleções científicas são compostas por amostras de rochas e seus materiais derivados, como minérios, sedimentos, solos, lâminas petrográficas, concentrados de minerais e materiais pulverizados, bem como materiais utilizados pelos pesquisadores durante os trabalhos, como cadernetas de campo, cadernos de anotações, fotografias, slides, bússolas, marteletes, câmeras fotográficas, mapas e publicações originais com anotações e autógrafos, todos vinculados à pesquisas científicas publicadas e de relevância acadêmica reconhecida pela comissão de gestão do LitoLab IGc/USP.

3 - Qual o tamanho do acervo do LitoLab?

O LitoLab possui mais de 3 mil itens catalogados ou em processo de catalogação, que podem ser consultados aqui no site, em coleções. 

DSCN2751

4 - Como é o LitoLab?

O LitoLab ocupa duas salas no térreo do Instituto de Geociências USP. A sala com arquivo deslizante e área de trabalho com amostras possui aproximadamente 200m2. A segunda sala possui arquivo de gavetas, estúdio fotográfico e área de trabalho com material sensível e ocupa aproximadamente 20m2. Cercando esse espaço físico, há um belo jardim para ser apreciado.

5 - Como entro em contato?

O LitoLab atende pelo telefone (11) 2348-1315 e pelo e-mail litolabigc@usp.br. Ademais, pode-se entrar em contato através do formulário encontrado no site.

6 - O que é o Regimento/Regulamento? Para que ele serve?

Resumidamente, um regimento é um conjunto de normas e regulamento são regras e instruções que descrevem o que deve ser feito. No LitoLab a gestão do acervo é balizada por um documento principal, o Estatuto e Regimento, onde são definidas as funções, constituição, competências, organização e procedimentos de aquisição, doação e empréstimos do acervo.

7 - Posso solicitar materiais?

O LitoLab analisa solicitações provenientes de estudantes e pesquisadores, considerando quais serão as pesquisas e as análises que serão feitas em nosso material. As solicitações de materiais devem ser feitas por e-mail (litolabigc@usp.br), e serão prontamente analisadas por nossa comissão.

8 - Posso doar materiais?

No LitoLab IGc/USP a destinação de amostras é exclusiva de materiais com informações científicas relevantes vinculadas, cuja pesquisa foi finalizada e publicada e sua preservação recomendada pela Comissão do LitoLab.
As sugestões de doação de material devem ser encaminhadas por e-mail (litolabigc@usp.br), e serão prontamente analisadas por nossa comissão.

9 - Posso visitar o LitoLab?

O LitoLab é um laboratório técnico, portanto não foi projetada especificamente para ser aberta ao público. Porém, se você enviar um e-mail e agendar sua visita, teremos enorme prazer em mostrar nosso laboratório!

10 - Quais as diferenças entre o acervo do LitoLab e o do Museu de Geociências?

O LitoLab abriga o acervo de pesquisa do IGc-USP, enquanto o Museu abriga o acervo museológico.

No LitoLab, o acesso às coleções é restrito a pesquisadores e estudantes, pois as amostras ficam dispostas em arquivos deslizantes e salas estruturadas para propiciar a melhor conservação técnica dos materiais, uma vez que a maioria provém de locais que não existem mais, ou onde a coleta atualmente é proibida. A consulta é feita majoritariamente pelo site, virtualmente. Suas amostras preservam informações de pesquisas científicas altamente relevantes para as geociências, bem como proporcionam a possibilidade de consulta virtual, presencial ou solicitação de amostras para novas análises e pesquisas. Essas amostras não ficam expostas.

Já o Museu de Geociências da USP, foi projetado para expor todo o seu acervo, com vitrines, iluminação, e climatização desenvolvidos para propiciar a plena observação das peças, garantindo acesso de todo e qualquer visitante. A sociedade tem acesso à área expositiva, empréstimo de materiais, e atividades educativas, além da possibilidade de pesquisar o acervo.  Os materiais ficam expostos e dispostos de forma a serem visitados por públicos diversos, com monitores e comunicação visual para melhorar o entendimento do material.

Logo 5.1‎