O LitoLab conta com um privilegiado jardim para tratamento de amostras e produção fotográfica, localizado na área externa do Instituto de Geociências da USP. Tal espaço desfruta das vantagens de estar inserido no campus da capital, que é uma das grandes manchas verdes da cidade de São Paulo. Com tantos benefícios, vislumbrou-se a oportunidade de criarmos um jardim participativo.
Com a colaboração de funcionários, alunos e muitos amigos, diversas espécies de flores e plantas ornamentais são cultivadas e mantidas por pessoas que viram nesse jardim a chance de tornar o espaço de trabalho ainda mais agradável e convidativo. Cada uma contribui com o que pode, quer seja com mudinhas, com conversas, com atenção, ou mesmo com um tempinho para ajudar a regar ou tirar um matinho.
Como consequência de tantos cuidados com o nosso jardim, o ambiente tornou-se atraente não só para pesquisadores e visitantes do LitoLab, mas também chamou a atenção de toda a fauna da Cidade Universitária. Ao longo dos anos, pudemos registrar as visitas inusitadas de saguis, papagaios, corujas, saruês, lagartos, tucanos e até aranhas, cujas teias já tem lugar cativo nos cantinhos do instituto.








Um jardim requer imensos cuidados, que incluem regas constantes, adubação, podas, replantios, decoração, além de muito amor e carinho. Queremos agradecer aos nossos grandes amigos, que sempre nos brindam com novas mudas, troncos, pedras, vasos, adubos, composteira, orquídeas, regas constantes, conversas para manter as plantinhas animadas e muitas visitas agradáveis!

