Amostra de muscovita-biotita granodiorito a monzogranito porfirítico.
A rocha é porfirítica, levemente foliada, com fenocristais de feldspato alcalino esbranquiçados, tabulares a irregulares, com dimensões entre 1 e 3 cm. Aparece ainda grãos de plagioclásio esbranquiçado com até 0,8 cm. A matriz é de granulação média, seriada.
A matriz é formada por mosaicos monominerálicos de quartzo, grãos individuais de feldspato alcalino e plagioclásio. Os minerais máficos, principalmente biotita, forma uma rede irregular, com agregados ou feixes. A formação de mosaicos, subgrãos de minerais félsicos e biotita com clivagens dobradas são efeitos de deformação da rocha.
Na primeira foto, é possivel ver aspecto textural macroscópico tipico da unidade MBgd (muscovita-biotita granodiorito a monzogranito porfirítico), com megacristais de k-feldspato brancos e índice de cor em torno de 13.
Na fotomicrografia 1 nota-se que a biotita tem coloração marrom-avermelhada e a muscovita aparece como finas palhetas incolores associadas a biotita (lado esquerdo) (microscópio petrográfico a luz transmitida).
Na fotomicrografia 2, a luz refletida, tem-se grãos xenomórficos de ilmenita praticamente pura.