Os granitoides sin-orogênicos do tipo Ibiúna são rochas porfiríticas de coloração cinza-rosada com megacristais tabulares a irregulares de feldspato alcalino róseo, com tamanhos que variam de 0,5 a 4 cm. Algumas amostras apresentam um leve foliação dada pela orientação dos feldspatos. O plagioclásio esbranquiçado apresenta-se tabular ou com contornos irregulares, podendo alcançar até 1 cm. A matriz é de granulação média a grossa e apresenta plagioclásio esbranquiçado, quartzo cinzento e minerai máficos, sobretudo hornblenda e biotita, formando uma rede irregular de agregados alongados. O índice de cor é variável entre 9 e 18, sendo que índices menores são das amostras da borda do maciço Ibiúna.
A primeira foto mostra um Hornblenda-biotita granodiorito a quartzo monzonito porfirítico (HBgd), com megacristais de feldspato alcalino de até 4 cm e índice de cor em torno de 8.
A fotomicrografia 1 revela a presença de titanita subidiomórfica, com inclusões e/ou relictos de minerais opacos (luz transmitida; ao microscópio petrográfico).
A fotomicrografia 2 mostra detalhe da titanita em luz refletida, evidenciando inclusões e/ou relictos de titanohematita e ferro-ilmenita.
A fotomicrografia 3 mostra magnetita idiomórfica com finas lamelas de "martita" nos planos do octaedro. Associa-se em seu lado direito com cristal de titanita (luz refletida).