Complexo ultramáfico-alcalino de Jacurupinga São Paulo / Brasil
Bibliografia
Monografia de Trabalho de Formatura publicado Anais Congresso Brasileiro de Geologia 2008 | Avaliação comparativa dos atributos geológicos, mineralógicos, químicos e estruturais de corpos carbonatíticos da mina de apatita de Cajati, SP: implicações no modelo de Lavra | https://repositorio.usp.br/item/001719687
Descrição
Carbonatito calcítico foliado que apresenta porções pegmatoides e injeções de carbonatito maciço alaranjado próximo a zonas oxidadas.
Mineralogia: apatita fina (7-10%), magnetita grossa dispersa (<5%), localmente como fenocristais de até 7 cm e flogopita de granulação média, euédrica (<3%) e sulfetos de granulação grossa, estirados (2%).
Matriz inequigranular seriada de fina a média, porfirítica. Estruturas coroníticas na borda de cristal alterado definido por apatita e carbonato e bandamento insipiente. Holocristalina. A flogopita ocorre como mineral precoce associado a apatita priméria. O carbonato é o mineral principal e ocorre levemente orientado na matriz, sugerindo uma foliação de fluxo magmético. Concomitantemente ocorre a cristalização da apatita em paragênese aos carbonatos da matiz e concentrados próximos ao cristal de flogopita, sugerindo uma textura coronítica de lateração. A magnetita ocorre como fase posterior.
Autores
Orientanda: Talita Cristina de Oliveira Ferreira | Orientador: Prof. Dr. Jorge S. Bettencourt http://lattes.cnpq.br/5988912158119845 | Co-Orientador: Daniel Bernardes Raposo.