Descrição
Sienogranito porfiróide tipo C
Macroscopicamente é uma rocha leucocrátíca com índice de
cor entre 8 e 12, inequigranular média-grosseira. A coloração
do feldspato potássico (rosada) e do plagioclásio (branco), combinado com a dos minerais máficos e quartzo, proporciona uma cor róseo acinzentada à rocha, com pequenos contrastes de tonalidade de um ponto a outro dependendo entre outros fatores do grau de alteração e da proporção dos minerais, diferenças ertretanto que não são mapeáveis.
Destaca-se o feldspato alcalino (microclínio, à observação
microscópia), que atinge dimensões de até 2,5 cm (1,5 cm em média), retangulares a subarredondados . Secundariamente ocorrem cristrais de plagioclásio (oligoclásio, ao microscópio) possuindo dimensões máximas de 1,5 cm (0,4 a 0,8 cm em média), e quartzo variando de 0,3 a 1,3 cm. Os minerais máficos (biotita, titanita, allanita e anfibóIio) aparecem em geral associados entre si, tendo o conjunto dimensões de 0,3 a 2 cm e formas irregulares. A biotita, dos minerais máfícos, é a mais perceptível a olho nú, predominando tanto em quantidade como nas dimensões dos cristais isolados (ao microscópio, encontram-se também zírcão, apatita e opacos).
Obs.: Os “sienogranitos porfiróides” foram classificados em tipos (que variam de “A” até “D”) de acordo com o grau de deformação que essas rochas sofreram. Para mais informações, ler a página 27 da tese.