Trabalho de Pós-Doutorado | "Caracterização Metamórfica Das Rochas Encaixantes dos Corpos Ultramáficos Mineralizados Em Cromita No Vale Do Jacurici - BA" | Trabalho indisponível on-line. Cópia do autor foi utilizada para consulta pela Litoteca IGc/USP.
Descrição
[Rocha Ultramáfica] Metaclinopiroxenito (Anfibólio Clinopiroxenito)
||Apresentam a associação mineral Cpx-Spl+-Ol+-Cam, e a olivina não se faz mais presenta na associação atual, pois já foi completamente serpentinizada.
O clinopiroxênio é predominantemente diopsídio, ocorrendo também salita. Quando presente apenas com espinélio, é mais aluminoso (5% Al2O3); associado com serpentina e anfibólio, é menos aluminoso (0,9-2,6% Al2O3) O anfibólio é do tipo pargasita, apresentando os teores mais elevados de Na+K de todas as amostras. Ocorre com pequenos cristais inclusos em clinopiroxênio ou cristais mais desenvolvidos envolvendo clinopiroxênio. A flogopita ocorre localmente em zonas afetadas por metassomatismo.
A associação Opx-Cpx não é comum, tendo sido observada restritamente. Na maioria das rochas, o anfibólio pargasítico constitui a fase cálcica da associação mineralógica.